Há no mercado dois tipos de telhas de madeira:
As produzidas industrialmente, serradas e com dois frisos laterais e as tratadas quimicamente.
Algumas lembram a telha de ardósia, estas geralmente são em madeira de Eucalipto ou Pinus e algumas peças imitam uma tábua mais rústica e então sendo chamadas de Taubilhas pelas usinas que as fabricam, porém as Taubilhas originais assim são chamadas por imitarem tábuas ( ou tabuinhas, daí o nome Taubilhas) irregulares, o que justamente as caracterizam por serem bem rústicas e a Scali & Mendes fornece os dois modelos.
Já as Taubilhas originais são telhas artesanais, fatiadas no machado uma a uma, feitas com sobras de madeira de Guajará. Trata-se de material ecológico, ocorre a partir do reaproveitamento de sobras de madeiras e também pelo fato de não requererem produtos químicos para sua conservação, pois são feitas de madeira bem resistente ao tempo.
A madeira da qual se originaram as Taubilhas é proveniente de áreas com manejo florestal, todas com DOF (Documento de Origem Florestal).
A durabilidade das duas são diferentes, sendo as Taubilhas originais bem mais resistentes ao tempo podendo chegar a 30 anos, enquanto as tratadas quimicamente duram no máximo 7 anos