Parapeito ou Peitoril? Guarda-corpo ou corrimão? E agora? Qual é o correto?

É comum recebermos consultas dos clientes para orçamentos mencionando tais estruturas e quase sempre todos querem dizer a mesma coisa, ou melhor, todos se referem ao mesmo item, mas o que vamos ler mais abaixo é que cada um destes elementos tem uma função específica e ao contrário do que se imagina, todos não se tratam de grades, simples barreiras ou qualquer coisa do tipo que proteja da queda, mas sim, de diferentes especificidades para cada tipo de ambiente e função.

 

Do que não temos dúvida, é que todos eles são, sem dúvida, elementos de segurança fundamentais e indispensáveis. Mas para ajudar a esclarecer este imenso universo de terminologias da construção civil, dentro de um dos elementos que está sempre presente nas Construções da Scali & Mendes, vamos às definições de fato:

Guarda Corpo é toda proteção que cerca uma ponte, varanda, terraço etc., cujo propósito é salvaguardar o corpo, evitando acidentes. É um dos principais itens de segurança em projetos, pois protege pessoas de quedas em função do desnível de pisos ou de ambientes mais altos em relação à outros. É utilizado ainda em mezaninos, janelas, sacadas e geralmente podem ser feitos de vidro, ferro, alumínio, madeira ou alvenaria.

Parapeito é uma espécie de parede como barreira, que se ergue até a altura do peito, situado à extremidade de um telhado ou edifício. Pode servir para prevenir quedas não desejadas e ainda ter funções defensivas de construção ou de estilo arquitetônico (neste caso mais conhecido como platibanda). É feito de alvenaria. Diferencia-se do guarda-corpo por se tratar de um elemento inteiro, ou seja, sem grades.

Peitoril trata-se de uma base fixada na parte inferior das janelas que se projeta além da parede. Funciona como apoio para as pessoas e proporciona melhor acabamento interno e externo do imóvel. Está correlacionado à soleira (que é usada no piso, que delimita, designa o arremate da mudança de acabamento de pisos. Geralmente feito de mármore, granito ou de madeira), que embora seja feita geralmente do mesmo material que o peitoril e pareçam praticamente a mesma peça não fosse a falta de acabamento externo na mesma que a define como sendo peitoril ou ainda ´pingadeira´ como é comumente chamada.

E por fim, temos o corrimão, que nada mais é que o apoio para a mão colocado ao longo das escadas. É claro que de certa forma, todos são unânimes na função: proteger! Porém, é preciso ter cuidado na hora de especificar em projeto, procurando sempre incluir um detalhe e/ou foto do modelo pretendido. Por este motivo também solicitamos aos clientes que sempre enviem foto do modelo escolhido para não haver confusão entre as nomenclaturas. Vale lembrar que quase sempre a procura é pelo guarda-corpo, esta é a terminologia correta e que pode ser executado nos mais variados modelos e materiais, sendo os de madeira, a nossa especialidade! Até porquê muitos dos elementos que executamos em madeira por si só já demandam um guarda-corpo, tais como: deck, passarelas, mezaninos, varandas, bangalôs, entre outros.

Mãos à obra e vamos projetar um exclusivo para a sua casa! Muitas vezes ele pode ser o que faltava para dar um toque todo especial na sua fachada ou área de lazer, lembrando que além de protegerem, eles podem tão somente ter a função de delimitar espaços, com a beleza que só a madeira pode proporcionar, se inserindo no contexto do ambiente, podendo marcante ou sutil, basta que você tenha o auxílio de um arquiteto para isso e consulte quem entende do assunto!

4 comentários

  • Guarda Corpo Inox

    Procurei muito e esse foi o melhor conteúdo que achei, muitíssimo obrigada

    • Equipe Scali & Mendes

      Prezado Lucas.

      Agradecemos seu contato, estamos felizes em poder contribuir.

      Atenciosamente.

      Equipe Scali & Mendes

  • Julia Nogueira da Silva

    Esse foi o melhor e mais completo conteúdo. Além de facilitar o entendimento, tem exatamente tudo que eu precisava. Obrigada!!!!!

    • Equipe Scali & Mendes

      Prezada Júlia.

      Agradecemos seu comentário, estamos felizes em poder contribuir.

      Atenciosamente.

      Equipe Scali & Mendes

  • Escreva um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.