Nós somos parte do planeta. Estamos inseridos na natureza, e por isso devemos integrar nossas construções e atividades com ela. É isto que a arquitetura sustentável busca. Através de ações que minimizem o impacto no meio ambiente, os projetos da também conhecida como ecoarquitetura, buscam desenvolver ambientes que utilizem melhor os recursos disponíveis.

Alguns princípios devem ser observados na hora de projetar uma construção sustentável, como o ambiente onde ela estará inserida, a utilização moderada dos materiais e a redução da utilização de energia. Tudo isso tendo em mente que o resultado precisa cumprir os requisitos de conforto, salubridade, iluminação e ocupação.

Um projeto sustentável deve evitar grandes impactos durante a execução e em seu uso final. Para encontrar a harmonia entre o ambiente e o projeto, algumas características precisam existir.

Gestão Inteligente de recursos

Elaborando um projeto específico é possível prever e diminuir o uso de água e energia na construção e no uso final. Utilizando águas pluviais, fazendo reutilização de recursos e utilizando o aquecimento solar.

Apropriação correta da tecnologia

Ao contrário do que pode-se pensar, a tecnologia é uma grande aliada da sustentabilidade. Com o uso de painéis solares, torneiras e chuveiros com temporizadores, por exemplo, pode-se reduzir o consumo de recursos.

Utilização de materiais de baixo impacto

Os materiais ecológicos estão cada vez mais presentes nas obras. Os tijolos ecológicos, pisos intertravados, madeiras certificadas e materiais reciclados têm ganhado espaço em projetos inovadores por todo o mundo. O Sapê Ecológico, patenteado pela ScaliMendes, também é uma das melhores opções para as obras rústicas.

Diminuição e destinação de resíduos

Ao projetar cuidadosamente todas as etapas é possível reduzir a geração de resíduos, aproveitando ao máximo cada material, e dando o destino correto aos entulhos, que podem voltar à cadeia produtiva.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Vamos conversar?
Olá
Precisa de alguma informação?
Vamos conversar!!!
Powered by