estrutura madeira sustentável

Casas com Estrutura de Madeira/Eucalipto

Muitas pessoas tem me perguntado por quê nossas casas são ecologicamente corretas e por quê a chamamos de sustentáveis.

Além de projetarmos fazendo com que as premissas básicas sejam preservar o máximo possível a topografia do terreno, aproveitamento da insolação natural, prevendo estruturas mais leves que consumam menos materiais em sua fundação, também prevemos aquecimento solar em todos projetos, bem como o uso da energia fotovoltaica e captação de água de chuvas para reuso. Algumas casas também fazem uso de biodigestor, entre outras soluções sustentáveis. Mas o que vamos tratar no decorrer do nosso texto hoje, é especificamente sobre a escolha do sistema construtivo em madeira e a importância do eucalipto neste novo cenário da arquitetura.

Até o final da década passada, praticamente todas as construções rurais eram feitas com madeira proveniente de florestas e matas nativas. Havia nessa época uma resistência por parte de fazendeiros e empresas rurais com relação ao eucalipto tratado, simplesmente por não conhecer o produto. Com a pressão ambiental exercida pela legislação e pela própria sociedade, a participação da madeira tratada neste mercado começou a ficar cada vez mais representativa. Hoje, ainda existe um mercado paralelo de madeira nativa para construções rurais, especialmente para construções de cercas e currais, mas, de uma forma geral, são produtos retirados ilegalmente de reservas nativas ou provenientes de desmatamentos ilegais.

O mercado já conhece o eucalipto tratado para aplicação rural, suas vantagens e sua importância para o meio ambiente. Toda a madeira utilizada é proveniente de florestas renováveis de eucalipto, próprias ou de terceiros.

 

As madeiras de eucalipto são 100% provenientes de reflorestamento e recebem um tratamento industrial com o produto preservativo CCA, preservativo hidrossolúvel, de ação fungicida e inseticida, conferindo à madeira mais resistência ao ataque de carunchos, brocas, cupins, entre outros, bem como o tratamento contra o apodrecimento, prolongando sua vida útil, as usinas parceiras fornecem garantia de 15 anos, mas como estamos há 40 anos no mercado, temos construções com esta idade, o que prova que a madeira é muito resistente.
Ao longo do tempo o eucalipto tratado tem mostrado que não fica atrás das madeiras provenientes de mata nativa, também chamadas de “madeira de lei”, uma vez que permite acabamento, possui excelentes qualidades mecânicas, não exalam odores e apresentam retidão no fuste.

Como é a estrutura de madeira para uma residência?

As vigas e os pilares formam o esqueleto da casa, que são chamados por mim de ‘paliteiro’. Podem-se usar toras ou peças roliças, madeira serrada, aparelhada. Para quem não gosta da seção roliça, o eucalipto tratado também pode ser aparelhado em seções 20×20, 25×25, só que neste caso, o custo fica em torno de 15% mais caro. Algumas vantagens de ser utilizada madeira como sistema construtivo principal de uma obra são:

leveza

rapidez

limpeza na obra

o material é prático em terrenos acidentados, de difícil acesso ou onde o canteiro de obras é inviável.

E, além disso, causa menos impacto ambiental que o concreto, o aço e o alumínio, materiais que consomem muita energia ao serem industrializados. De todos materiais empregados na construção civil, a madeira é o único totalmente renovável.

Utilizar madeira de reflorestamento como a de eucalipto tratado significa ajudar na preservação do meio ambiente.

 

Isso porque, o uso de madeira de florestas plantadas reduz significativamente a necessidade de se extrair madeiras das florestas nativas, diminuindo assim o desmatamento da Amazônia e de outras florestas brasileiras.
Além disso, as florestas de eucalipto são extremamente eficientes no sequestro de carbono da atmosfera, o que contribui para a redução do aquecimento global.
A utilização de madeira de reflorestamento atua das duas formas, ou seja, reduz as emissões causadas pela produção e extração de materiais como cimento, areia e tijolos e ainda sequestra o CO² transformando-o em madeira.
Portanto, a substituição dos tradicionais materiais de construção por madeira de reflorestamento contribui de forma significativa para a redução do aquecimento global.
Veja a seguir como podemos contribuir para a redução do aquecimento global ao utilizarmos madeira de eucalipto tratada:

QUADRO 1
Estimativa de emissões de CO2 na produção dos principais materiais de construção utilizados no Brasil::

PRODUTO

EMISSÕES CO2 (KG)
Saca de cimento (50 kg): 48,44
Saca de cal (20 kg): 15,71
Tijolos 6 furos (um): 0,95
Extração de Areia (m³): 22,62
Aço (kg):

1,45

Estimam-se as emissões da construção de uma casa de alvenaria 35 m² tem: 7,84 ton de CO2.

Já uma casa com as mesmas dimensões toda em madeira (apenas com os alicerces em concreto) tem saldo positivo de CO2 sequestrado de: 1,07 ton de CO2.

Gostou da ideia? Quer fazer o mesmo em sua residência?
Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!

19 comentários

  • Scali & Mendes

    Agradecemos seu contato.
    Pode enviar um e-mail para faleconosco@scali.com.br?
    Se não, deixe seu e-mail por gentileza.
    Grata,

    • Adalberto Taveira dos Santos Jr

      Bom dia. Gostaria de construir uma casa com estrutura de eucalipto em cima d uma laje, no caso, no segundo pavimento. Ha viabilidade?

  • Eduardo mansur bahia

    Gostei muito das propostas!!

    • Silvia

      Sempre às ordens prezado Eduardo!

  • SOLANGE SILVA

    OLA PESSOAL ADOREI A PROPOSTA DE VCS.ESTOU QUERENDO CONSTRUIR EM UM TERRENO QUE ESTOU PRESTES A COMPRAR EM PIRACAIA EM UM CONDOMINIO DE CHACARAS VALE DO ATIBAIA I. PENSEI EM UM ESTILO LOFT USANDO O TIPO DE ARQUITETURA QUE VCS OFERECEM GOSTO AMBIENTE ABERTO AMPLO E COM VIDROS. GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO

    • Equipe Scali & Mendes

      Solange, boa tarde!
      Respondemos no seu e-mail! Obrigada pelo seu contato!
      Equipe Scali & Mendes

  • Mauricio de Carvalho

    Gostaria de conhecer os custos para a estrutura de uma casa de cerca de 150m2.

    • Equipe Scali & Mendes

      Mauricio, boa tarde!
      Respondemos no seu e-mail! Obrigada pelo seu contato!
      Equipe Scali & Mendes

  • Tharliton costa

    Qual valor de uma casa de eucalipito com 50.mt2

    • Equipe Scali & Mendes

      Tharliton, boa tarde!
      Respondemos no seu e-mail! Obrigada pelo seu contato!
      Equipe Scali & Mendes

  • Marcio Antonio Arellano

    Boa tarde, gostei muito das casas de estrutura em madeira, tenho lote em terra preta e gostaria de um projeto no meu terreno que é em declive para o fundo como nas construções em que vi.
    Gostaria de saber o custo de um projeto de casa de 100m ou 120 m por ai.
    O terreno tem 392m.

    • Equipe Scali & Mendes

      Marcio, boa tarde!
      Respondemos no seu e-mail! Obrigada pelo seu contato!
      Equipe Scali & Mendes

  • Fábio de Oliveira Belem

    Bom dia.
    Estamos interessados. Quanto aproximadamente está o m2 de sobrado e casa térrea? Existe metragem mínima para contratar vcs?
    Seria para construir em Bertioga-SP

  • Valquiria R.

    Boa tarde gostaria de fazer um orçamento para um rancho de 10m por 20m, duas aguas.

  • Luiz

    Boa noite qual custo demita bergola de 10
    X 5 metros

  • Nicola Falsirollo

    Bom dia, qual o valor de um chalet com sotão de 50 mq em tora / eucalipto? Tem projetos disponiveis? Vc executam piscinas naturais também? Obrigado.

  • Fernando Lietti

    Por favor qual custo para uma casa simples terrea de 60m2 com eucalipto rolico bem rústico ? Poderia enviar algumas sugestões de plantas mais ou menos nessa metragem

  • Evandro Oliveira

    Tem um plano de fazer uma casa gostaria de saber quanto sai o m2 casa terria

  • André Luiz Duarte

    Estou próximo a construir e gostaria de idéia de preços para uma casa duplex com 3 quartos de eucalipto autoclavado, alvenaria e vidros, desde já muito obrigado.

  • Escreva um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *